quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Projeto aprendendo e produzindo com a arte regional na STE

 
Professoras envolvidas: Cristiane Dealis (Artes)

                                          Lídia Cristiane Meireles  (STE)

                                          Caroline Cavalcante (NTEM - Artes)
 

O projeto aqui apresentado tem por finalidade fazer a junção da arte com as novas tecnologias, mais precisamente utilizando as STES (sala de tecnologia educacional), o computador com seus softwares, observando e verificando como trabalham os professores de artes com essas tecnologias, sugerindo outras atividades e projetos, explorando os recursos tecnológicos dentro das escolas na disciplina de artes.  Levando uma proposta com abordagem didática diferenciada sobre a cultura regional para alunos do 5º ano do ensino fundamental.

Todo estudo e aprendizagem foi baseado na arte do Mato Grosso do Sul, lembrando de valorizar o conhecimento e cultura existente na região de fronteira Brasil/Paraguai, o conhecimento já adquirido com a família, alguns relataram que não tinham realizado aulas de artes dessa maneira, falaram sobre a música que escutam em casa com os pais, tipo de comidas e outros pontos marcantes dessa mistura de característica da região fronteiriça, tiveram oportunidade de  conhecer poesia de Manoel de Barros, música de Marcio de Camillo e obras de artes de vários artistas tais como Carla de Cápua, Lucia Mont Serrat, Silvio Russo entre outros.

O trabalho final que chamamos de gravuras digitais foi exposto no blog da escola. O resultado da pesquisa foi interessante e surpreendente, os professores de outras disciplinas acabaram participando por conta da interatividade da ferramenta virtual o blog acarretando em interdisciplinaridade e interatividade, o que fez enriquecer a aprendizagem dos alunos.


 Esta atividade foi realizada com os alunos do 5 º Ano, na sala de tecnologia com a utilização da ferramenta do Paint.


Vejam as produções aqui postadas, esperamos continuar no próximo ano! 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário