ATIVIDADES DE 2012

































































Releitura de Romero Brito.

       Nossa   professora Cristiane de arte também trabalha na Faculdade Magsul, e em parcerias com as acadêmicas de Artes Visuais se propuseram a ensinar os nossos alunos a pintarem os bancos e mesas do pátio da escola, retratando as obras de um artista famoso.
       As acadêmicas ficaram dois dias em nossa escola desenhando, e o autor escolhido foi Romero Brito, as crianças adoraram as pinturas deste artista.  Foi trabalhada a biografia dele, onde ele mora hoje que atualmente  nos Estados Unidos, os nossos alunos fizeram a releituras das obras em sala de aula, e depois partimos para o pátio onde puderam colocar as suas habilidades de desenho, usando a criatividade, trabalhando em grupo, sempre com a intervenção das acadêmicas.
      A diretora providenciou os materiais necessários tintas, pincéis, tiner, tinta acrílica, bisnaga xadrez coloridas para os alunos entenderem as misturas das cores, e tudo foi um grande aprendizado, sem contar que ficou bonito, e embelezou mais ainda a nossa escola.
   Sem contar que foram aulas prazerosas e diferenciadas fora da sala de aula.











Momento Cultural

JUSTIFICATIVA:
Considerando a criatividade dos alunos nas suas apresentações em sala de aula, criou-se o Momento Cultural para que todos os alunos pudessem aprender o que as “outras turmas” estavam realizando nas atividades interdisciplinares.

OBJETIVOS:
·       Promover a interação e a socialização entre as turmas;








·       Desenvolver a criatividade do professor e dos alunos nas atividades individuais ou em grupos;
·       Incentivar e aprimorar a oralidade, utilizando-se da linguagem formal, a expressão corporal, a postura e a desinibição dos alunos;
·       Oportunizar que o aluno transmita às outras turmas,  os conhecimentos adquiridos nas diversas áreas de conhecimento.
·       Elevar a autoestima dos alunos que apresentam dificuldades de socialização e expressão.

METODOLOGIA:
      Trabalhar os conteúdos programáticos de forma lúdica e criativa, utilizando-se de todos os recursos que a escola dispõe.
         É montado um cronograma de apresentações, onde todos os professores e alunos e alunos estão inseridos, e a cada dia, durante aproximadamente duas semanas, nos dois turnos, são efetivadas as apresentações dos alunos de cada sala.
         Os alunos têm a liberdade de opinar, criar e sugerir junto ao professor, as atividades que irão desenvolver nas apresentações, de acordo com o conteúdo estudado em sala.
         Nos dia de Momento Cultural, os alunos, após a orientação do professor e dos combinados de boas maneiras e conduta feitos em sala, são encaminhados ao pátio da escola, onde ficam sentados e organizados para assistirem as apresentações, juntamente com os pais e toda a comunidade escolar.
O teatro da dona Leoa, onde estavam todos caracterizados de bichinhos, flores e todos iam ao mercado fazer compras, mas a dona LEOA...
                                          A dona palhaça fez muitas mágicas.                              

                   A professora Doris do 1º ano contou a história do sistema solar, do mundo utilizando o globo, de como é a terra Ela é redonda? Até chegar na nossa cidade e no bairro da escola.                                              
Os alunos da professora Irene do 1º ano, falaram poesias      e fizeram um jogral, onde todos participaram.


Este teatro foi maravilhoso, a bela adormecida nos dias de hoje, com bruxa, princesa e o rei, a nossa preocupação foi incluir os alunos especiais em todas as apresentações.

Essas coisas lindas são do  jardim II, estavam dançando uma música do Latino, com coreografia e tudo, pensa o que rebolaram, FOI O MAIOR SUCESSO!








Projeto de Gestão Escolar


A comunidade na Escola


Diretora Miriam recebendo os pais e dando alguns recados




JUSTIFICATIVA:
            A equipe gestora está aberta a receber os pais quando vierem à escola e atendê-los da melhor maneira possível. Sendo assim sentiu-se a necessidade de criar este projeto, levando em conta:
·        A falta de participação efetiva dos pais na escola;
·        Melhorar o relacionamento dos pais com a comunidade escolar;
·        Para esclarecer aos pais, de forma transparente, o recebimento e a utilização dos diversos recursos destinados à escola.

OBJETIVOS:

            Unir o corpo docente, discente, administrativo e a comunidade escolar externa para uma convivência harmoniosa, convidando os pais a colaborarem na vida escolar dos alunos e dos projetos que a escola desenvolve, para a melhoria da aprendizagem.
METODOLOGIA:          
            A direção, através de reuniões periódicas, participa aos pais onde foram gastos os recursos recebidos, as ações propostas para o ano vigente, o aproveitamento escolar dos alunos na escola e a retirada de boletins.
       Direção, coordenação e professores convidam os pais e familiares para assistirem apresentações que envolvam as crianças como: danças, teatro, momento cultural, declamação de poesias, geralmente em datas especiais que são comemoradas na escola.
            São oferecidas à comunidade escolar, palestras com temas pertinentes à Educação sobre indisciplina, saúde, valores e hábitos que as crianças devem desenvolver.
            A escola realiza  a Avaliação Institucional com os alunos, pais e todos os segmentos da escola,  onde são levantados dados para a melhoria do desempenho dos alunos. Promove periodicamente, reuniões com Conselho Escolar e APM para discutir assuntos pertinentes à escola.
        A Direção  e coordenação juntamente com os professores fazem reuniões bimestralmente com os pais dos alunos para entrega de boletins, ou chamamos os pais para falar do desempenho acadêmico de cada aluno, principalmente em casos mais urgentes.

AVALIAÇÃO:
            A avaliação será feita através da participação dos pais nas reuniões e eventos que a escola promove,  a fim de aproximá-los da escola,  e conscientiza - los do desempenho acadêmico de cada aluno e juntos sermos parceiros no desenvolvimento da aprendizagem dos seus filhos.








 
JOGOS FLORAIS




       Neste ano comemoramos o Centenário de Ponta Porã e a Academia de Letras em parceria com a Secretaria de Educação do Município, organizou uma espécie de ” Feira Cultural”, na praça da Prefeitura, onde todas as escolas tiveram a oportunidade de mostrar um  pouco das amostras dos trabalhos realizados nas escolas sobre a História de Ponta Porã
  
            Em nossa escola foi trabalhada desde o Jardim II ao 5º ano a história para poder trabalhar poesias, textos, ilustrações, acrósticos, enfim cada professor desenvolveu suas atividades de acordo com as competências e habilidades de cada sala.

          Fizemos uma reunião pedagógica junto com Direção, coordenação e professores para organizarmos o nosso espaço, e que caminhos iriam seguir.  Tivemos a idéia de fazer duas carriolas rústicas ( a professora Carla que fez com os alunos), e lá colocar as atividades dos pequenos poetas.  E um  mural grande onde colocaríamos as poesias do 3º ao 5º ano, as melhores, selecionadas por uma equipe de professores.
 
         Essas crianças trabalharam como nunca, fizeram, refizeram, corrigindo os erros e montando as poesias com a ajuda da professora Eliza, que é a nossa poetiza da escola.  Foi um trabalho árduo,  que fez com que os professores desenvolvessem  muito a escrita com os nossos educandos, fazendo-os  perceberem os erros de concordância, os verbos empregados de uma forma correta, enfim, foi produtivo, cansativo, alguns trabalharam mais que os outros, mas podemos colher os frutos que os nossos queridos alunos produziram.


















                     Foi muito bom participar desse projeto dos “Jogos Florais”, pois podemos ver a equipe da escola se movimentando e querendo fazer o melhor com seus alunos.


Parabéns a todos que participaram.