EJA 2013 AULAS E PROJETOS DESENVOLVIDOS

CAAT (Centro de Aprendizagem e    Aperfeiçoamento Tecnológico)


       A Escola Polo Municipal Marcondes Fernandes Pereira, oferece aulas de Informática Básica ministrada pela professora Lilian Rosa Carrapateira, tem como objetivo proporcionar aos alunos dessa unidade escolar e a comunidade local a Inclusão Digital, que é o nome dado ao processo de democratização do acesso às tecnologias da Informação, de forma a permitir a inserção de todos na sociedade da informação, simplificando sua rotina diária, maximizar o tempo e suas potencialidades. Um incluído digitalmente não é aquele que apenas utiliza a nova linguagem que é o mundo digital, para trocar e-mail, mas aquele que usufrui desse suporte para melhorar as suas condições de vida.

















PROJETO


TEMA: Festa Junina
INÍCIO: 03.06.2013 TERMINO:  06.07.20013

JUSTIFICATIVA:

            Este projeto visa integrar a comemoração da festa junina desenvolvendo o resgate social exercendo a cidadania através de ações concretas, solidárias e participativas, favorecendo o aluno a ampliação de seu universo artístico, pois a festa junina se constitui uma temática rica onde podem ser explorados diversos tipos de arte. Levando ao aluno o conhecimento da origem da festa junina, levando os educando a conhecer seus símbolos e seus valores. 


OBJETIVO GERAL:

            Conhecer as características da festa junina valorizando e demonstrando atitudes de respeito ao trabalho e ao homem do campo. Incentivando o trabalho cooperativo, proporcionando a participação dos alunos em diversas atividades levando-os a conhecer os costumes e valorizar as tradições.


OBJETIVO ESPECÍFICO:

 _Possibilitar o aluno conhecer um pouco sobre uma das festas tradicionais do Brasil, seus símbolos, santos, pratos típicos, trajes e danças.
_Compreender a história da festa junina, bem como o seu valor dentro do folclore brasileiro, destacando seus aspectos sociais e religiosos.
_Perceber a importância do trabalho em equipe e a união do mesmo.
_Resgatar as tradições da festa junina
_Desenvolver o gosto por poemas e músicas.
_Socialização dos alunos.
_Incentivar o gosto pela culinária junina.


ARTES

OBJETIVO:

Artista: Alfredo Volpi

_Confeccionar balão e bandeiras para enfeitar a sala e a escola;
_Montar um mural;
_Pintar e desenhar sobre festa junina;
_Confeccionar cartazes;
_Confeccionar quebra-cabeça;



CONTEÚDO

-Confecção de balão e bandeiras para enfeitar a sala e a escola;
-Montagem de mural;
-Pintura e desenho sobre festa junina;
-Confecção de cartazes;
-Confecção de quebra-cabeças;

EDUCAÇÃO FÍSICA


OBJETIVO:

-Brincadeiras educativas;
-Danças juninas;
-Jogos que estimulem a sociabilização e a integração entre os alunos;

CONTEÚDO

-Brincadeiras educativas;
-Danças juninas;
-Jogos que estimulem a sociabilização e a integração entre os alunos;
 

METODOLOGIA


Ensaio de dança;
Confecção de balão e bandeiras;
Cantar e dançar canções de festa junina;
Brincar de desfile;
Simular casamento caipira;
Socialização do tema e do conhecimento que cada aluno possui sobre ele;
Degustação de pratos típicos;
Confecção de decoração;
Desenho;
Recorte;
Colagem;
Pintura;
Cartazes;
Músicas;
Dramatizações;
Confecção de mural;
Brincadeiras;
Leitura de Imagem;
Releitura.



Coordenadora Pedagógica: Tânia Regina Lauxen

Professores responsáveis pelo projeto:       Mariluz Rios

                                                               Fabiano Marques

 Professora responsável pelos recursos utilizados na Sala de Tecnologia

Educacional:                                  

                                                                       Lilian Rosa Carrapateira              

                                                                      

                                            


















Escola Municipal Marcondes Fernandes Pereira
                             Criação: Decreto Nº 5140/2007
                                   Autorização: Deliberação CME/MS Nº 015 DE 08/12/2009
                                   Endereço: Av. Belmiro de Albuquerque, 2040 – Residencial Ponta Porã II
                                     Ponta Porã – Mato Grosso do Sul - CEP: 79900-000 – (67) 3431-3302


                                       Projeto Saúde Bucal


                   EJA Fases1 ª A , B e  2ª A:  NOTURNO.

Introdução                                                                                                                                                                                                                                 

 Este conceito de informação resgata a dimensão da educação em saúde, porém, mais do que repassar informações e induzir determinados comportamentos, visando um aumento de informação da parte dos educadores, para a população através dos alunos, tornando multiplicadores, através de palestra, capacitando-os para atuarem como atores diretos na vida social. A pedagogia libertadora possibilita uma prática educativa mais participativa e onde a realidade das relações na comunidade e trazer informação para cada um. Onde o educando recebe passivamente os conhecimentos, e repassa as informações coletivamente, as propostas educativas em saúde têm sido calçadas na transmissão de conhecimento, para os alunos, transformando num cidadão bem informado.
Tem sido o desenvolvimento de um programa com parceria  entre a escola e profissionais e colegas de professores, as estratégias mais amplas de trazer mais conhecimento para o aluno, sendo assim a Profª Marta sugeriu este projeto de Saúde Bucal. Foi utilizada a Metodologia da Avaliação rápida proposta pela Doutora Francielle e para Desenvolvimento do Projeto escolar.


Objetivo

O conceito de informação e a tendência pedagógica adotada

A base do trabalho da Parceria da Dentista Franciely da professora Marta Lucia a participação das professoras; Fátima, Selzett, Mariluz e do professor Fabiano, Diretora Rita, coordenadora Tânia passar informação para os alunos do EJA, no turno, para que possam melhorar seus conhecimentos sobre saúde Bucal, educação e cidadania, e depois compartilhar o saber com as famílias que os acompanham. Ainda que o resultado deste esforço se limitasse. As informações básicas sobre estes temas informar e beneficiar os alunos e demais pessoas. A equipe de educadores buscou aprofundar-se no conhecimento sobre o tema, com apoio da profissional da área, Doutora; para uma análise mais apurada. A professora Marta Lucia junto com seus colegas de professores do EJA com a parceria da Dentista Franciely, e seu Auxiliar Alex Branco.  O tema a ser
utilizado na palestra a Saúde Bucal os professores utilizaram uma metodologia baseada na educação popular, trabalhando teoria e prática, um novo método de aprendizado na Educação do EJA.

Conclusões

Concluiu-se que a tendência pedagógica adotada pela instituição está em sintonia com o princípio do saber na pratica trazendo informações para os demais. Porém, existe a necessidade de se aprofundarem as questões pedagógicas, especialmente durante a formação dos alunos. A informação da saúde bucal para todas as pessoas dentro da Instituição escolar. A idéia é trazer integração  aos demais conteúdos e ações já existentes.
À conclusão de que a formação focada.  A capacitação tende ultrapassar as dimensões e alcançar  o alvo que são os alunos.
Considera-se que a metodologia avaliativa utilizada é um processo pedagógico
participativo que  desenvolveu  capacidades de reflexão e ação da equipe dos professores.  Um movimento  que pessoas avaliam as próprias ações e transformando sempre para o melhor ensino.
Fizeram parte desta equipe, 01 professora diretamente com a profissional, 05 professores, 01 Diretora, 01coordenadora, 01 Doutora 01 auxiliar, para realização deste projeto.
Material disponível: Data show, maquina fotográfica, espaço físico escolar, materiais didáticos, kits de escova e creme dental.  Este projeto empreendeu-se em resgatar ação e discussão, buscando melhorar o conhecimento neste âmbito da higiene bucal. A Drª Franciely realizou o primeiro passo de vários momentos que virão para assim estar ampliando e reforçando cada vez mais a importância deste fator em nossas vidas. Neste momento foi aberto para perguntas do publico alvo para com isso sanar as duvidas que foram surgindo durante os relatos e explicações que a Drª foi repassando no decorrer de sua palestra. Foram feitas perguntas pelos alunos, com direito de resposta. As professoras Marta Lucia, Fátima, Selzett, Marluz e o professor Fabiano irão presentear os alunos com kit de higiene bucal.
Fonte e método utilizado através da análise documental direto da profissional palestrante.
  
  
Diretora:  Rita Conrado
Coordenadora Pedagógica: Tânia Regina Lauxen
Professores responsáveis pelo projeto:
                                                               Mariluz Rios
                                                               Fabiano Marques

Professora responsável pelos recursos utilizados na Sala de Tecnologia
Educacional:                                  
                                                                    Lilian Rosa Carrapateira                 







                                                             PONTA PORÃ, 07/03/2013          

                                                   


 PROJETO

TEMA: DENGUE
INÍCIO: 25.03.2013 TERMINO: 25.04.2013

JUSTIFICATIVA:
       Tendo em vista a epidemia de dengue que assola o nosso Município e a nossa região, a necessidade de esclarecimento da população como um todo, torna-se de alta relevância a execução desse projeto.


OBJETIVO GERAL:     
         Trabalhar junto à comunidade escolar, visando conscientiza-lá quanto a importância de prevenir a dengue, pois esta é uma doença grave e que vem causando muitas mortes. Visto que tal projeto é destinado a EJA levamos em conta a importância do mesmo visto que são pessoas adultas e com certeza estarão colocando em prática em suas próprias residencias bem como em seus ambientes de trabalho.
OBJETIVO ESPECIFICO:
          _ Identidicar e reconhecer o mosquito transmissor da dengue;
          _ Conhecer as diversas formas de contágio, prevenção e tratamento;
          _ Reconhecer a importância dos hábitos de higiene como forma de manter a saúde e prevenir a proliferação do mesmo;
          _Entender que a dengue interfere no aproveitamento escolar, pois afasta o aluno
da escola;
          _Conhecer a origem do mosquito Aedes Aegipty e como o mesmo infecta .

METODOLOGIA:
      Todas as atividades desenvolvidas estarão focadas para tentarmos eliminar todos os focos dos mosquitos para que não torne-se uma epidemia mais séria.Estaremos pesquisando na Inernet; realizando leitura de textos informativos ; desenhando para que realmente consigamos fixar em nossas mentes o formato do mosquito para assim que seja visto exista o reconhecimento do mesmo; produzindo textos; frases; ilustrações, cartazes e murais; conscientizando e estimulando cuidados e habitos de higiene para melhor transmitirmos todos esses cohnecimentos a toda população que nos rodeia.

PALESTRA:
      Profissionais do CCZ (Centro de Controle de Zoonoze) estiveram na escola durante o periodo da Aula da EJA apresentando slides e explicações sobre tudo o que envolve a DENGUE. Durante a palestra os funcionários do Centro de Zoonose responderam as perguntas que no decorrer da explanação foram surgindo por tanto foi de suma importância todas as questões e indagações que surgiram. Desta forma as duvidas foram sanadas. Como a platéia era composta somente por adultos as perguntas foram de suma valia até mesmo para serem colocadas em prática em seus lares. 

AVALIAÇÃO:
    Chegamos a conclusão que este projeto foi de grande valia para o publico alvo, visto que são pessoas muito carentes  e que necesitam de muita ajuda e explicação em todos os ambitos. Percebemos que conforme os técnicos do CCZ (Centro de Controle de Zoonozes)  explicando  tudo o que diz respeito a DENGUE, existiam pessoas que faziam perguntas que jamais pensavamos que não fossem conhecedores de tais explicações. Portanto avaliamos que este projeto teve uma importância fantastica para cada um deles.

Diretora: Rita Conrado
Coordenadora Pedagógica: Tânia Regina Lauxen
Professores responsáveis pelo projeto:
                    Selzett Ramires
                     Mariluz Rios
                     Fatima Ruiz
                     Marta Lucia Morales
                     Fabiano Marques
Professora responsável pelos recursos utilizados na Sala de Tecnologia
Educacional:                           
                             Lilian Rosa Carrapateira          







 
PROJETO: PRESENÇA DOS AFRICANOS NA FORMAÇÃO DO BRASIL
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO PARA JOVENS E ADULTOS – EJA
                           ESCOLA PÓLO MUNICIPAL MARCONDES FERNANDES PEREIRA

  1.1      TEMA: PRESENÇA DOS AFRICANOS NA FORMAÇÃO DO BRASIL
  1.2       Executor: Educação para Jovens e Adultos-EJA
  1.3        Município: Ponta Porã – MS
  1.4         Período de execução: 01/08 á 30/09/2013
   1.5        Abrangência: EJA
   1.6         Direção: Rita Conrado
   1.7        Coordenação: Tânia Regina Lauxen
   1.8         Professores de 1ª e 2ª Fases-EJA das áreas de Arte-Mariluz Rios;                Educação   Física-Fabiano Marques; Sala de Tecnologia Educacional-Lilian     Carrapateira; Professores Regentes Selzett Ramires, Fátima Ruiz e Marta Lucia Morales

  2. Apresentação
           A cultura e a história africana influenciaram profundamente a religião, os costumes e  a culinária brasileira.
          Com o tráfico de escravos negros, pessoas cujos países de origem estão localizadas  no Continente Africano, o povo brasileiro ao longo dos anos foi se modificando, antes o  Brasil que era só dos índios e depois também dos colonizadores europeus  passou a ser  também dos negros  e a mistura desses povos sua história, com suas religiões, seus  costumes, sua culinária , resultou no que somos hoje .
          A influência dos povos africanos na cultura brasileira é extremamente abrangente, vai desde o que comemos e o que vestimos até a fé que professamos. Estes povos influenciaram na economia brasileira e na historia. Trazidos para o Brasil para serem escravos aos brancos foram introduzindo seus costumes, adaptando e criando novas receitas, seu modo de viver e transformado a cara do Brasil e este projeto esta apresentando com intuito de conhecer e reconhecer a importância do povo africano no nosso cotidiano, na nossa historia.
 3. Justificativa
              A justificativa da importância da criação e desenvolvimento deste projeto  se da primeiro da necessidade de mostrar a  forte influência dos povos africanos na história, religião, alimentação, economia, música, dança, etnia, costumes, cultura, etc. e  consumar a aplicabilidade da Lei 10.639/03, a qual determina que seja ensinado nas escolas brasileiras a História  da África e a Cultura Afro - brasileira.

 4. Objetivo Geral
              Este projeto tem por objetivo geral atender as 1ª e 2ª Fases do EJA que determina que seja ensinada nas escolas brasileiras a História da África e a Cultura Afro-Brasileira e principalmente conhecer e reconhecer a importância dos povos africanos na história do Brasil e a influência destes povos na história, cultura, religião, culinária e  costumes brasileiros.

5. Objetivo Específico

Os objetivos específicos deste projeto são:
Ø  Conhecer um pouco da história da África.
ØReconhecer a importância dos povos africanos na cultura, religião, história, geografia, culinária e costumes brasileiros.
Ø Conhecer pratos típicos da culinária africana, vestimentas, música e dança.
Ø Identificar e analisar a Arte Africana.
Ø Difundir a paz e tolerância entre os povos.
Ø Promover a importância de uma convivência pacifica.

 6. Metodologia

            O projeto será desenvolvido nas 1ª e 2ª Fase do EJA do turno noturno, cada turma  desenvolverá um tipo de atividade em sala de aula no decorrer do mês de agosto e  setembro e ao término dessas atividades será realizada uma apresentação e  exposição das  mesmas.
 Como foi desenvolvido:
Ø Apresentação com slaid sobre a cultura Afro-Brasileira.
Ø Pesquisa na web sobre a cultura africana.
Ø Localização da África no mapa.
Ø Apresentação com slaid sobre a gastronomia.
Ø Foram trabalhados em sala de aula a receita da feijoada.
Ø A feijoada foi preparada pelos próprios alunos.
Arte: O grafismo africano
§  Trabalho prático, papelamento  com grafismo africano.
§  Desenhos africanos.
§  Vestimentas (cores, formas, texturas).

Educação Física: Dança e música
§  História da capoeira
§  Música africana
§  Apresentação de capoeira

Apresentação cultural

Ø Decoração
Ø Dança
Ø Música
Ø Feijoada
Após a apresentação foi feita a degustação da feijoada.

7. Cronograma

           Este projeto terá sua culminância no dia 05 do mês de setembro de 2013 no pátio  da instituição, no período noturno e contará com apoio de todos os alunos, professores,   funcionários, todo o grupo gestor.

8. Recursos

          Utilizaram a Sala de Tecnologia Educacional para pesquisas; data show; aparelho de som; maquina digital.

 9. Avaliação

           A avaliação acontecerá de forma diagnóstica e contínua, levando em consideração os avanços individuais dentro da coletividade e a participação no desenvolvimento das atividades propostas.









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