CAAT (Centro de Aprendizagem e Aperfeiçoamento Tecnológico)
A Escola Polo Municipal Marcondes Fernandes Pereira, oferece aulas de Informática Básica ministrada pela professora Lilian Rosa Carrapateira, tem como objetivo proporcionar aos alunos dessa unidade escolar e a comunidade local a Inclusão Digital, que é o nome dado ao processo de democratização do acesso às tecnologias da Informação, de forma a permitir a inserção de todos na sociedade da informação, simplificando sua rotina diária, maximizar o tempo e suas potencialidades. Um incluído digitalmente não é aquele que apenas utiliza a nova linguagem que é o mundo digital, para trocar e-mail, mas aquele que usufrui desse suporte para melhorar as suas condições de vida.
TEMA: Festa Junina
INÍCIO: 03.06.2013 TERMINO: 06.07.20013
JUSTIFICATIVA:
INÍCIO: 03.06.2013 TERMINO: 06.07.20013
JUSTIFICATIVA:
Este projeto visa integrar a comemoração da festa junina desenvolvendo o
resgate social exercendo a cidadania através de ações concretas, solidárias e
participativas, favorecendo o aluno a ampliação de seu universo artístico, pois
a festa junina se constitui uma temática rica onde podem ser explorados
diversos tipos de arte. Levando ao aluno o conhecimento da origem da festa
junina, levando os educando a conhecer seus símbolos e seus valores.
OBJETIVO GERAL:
OBJETIVO ESPECÍFICO:
_Possibilitar o aluno conhecer um pouco sobre uma das festas tradicionais do Brasil, seus símbolos, santos, pratos típicos, trajes e danças.
_Compreender a história da festa junina, bem como o seu valor dentro do folclore brasileiro, destacando seus aspectos sociais e religiosos.
_Perceber a importância do trabalho em equipe e a união do mesmo.
_Resgatar as tradições da festa junina
_Desenvolver o gosto por poemas e músicas.
_Socialização dos alunos.
_Incentivar o gosto pela culinária junina.
ARTES
Artista: Alfredo Volpi
_Confeccionar balão e bandeiras para
enfeitar a sala e a escola;
_Montar um mural;
_Pintar e desenhar sobre festa junina;
_Confeccionar cartazes;
_Confeccionar quebra-cabeça;
CONTEÚDO
-Confecção de balão e bandeiras para enfeitar a sala e a escola;
-Montagem de mural;
-Pintura e desenho sobre festa junina;
-Confecção de cartazes;
-Confecção de quebra-cabeças;
_Montar um mural;
_Pintar e desenhar sobre festa junina;
_Confeccionar cartazes;
_Confeccionar quebra-cabeça;
CONTEÚDO
-Confecção de balão e bandeiras para enfeitar a sala e a escola;
-Montagem de mural;
-Pintura e desenho sobre festa junina;
-Confecção de cartazes;
-Confecção de quebra-cabeças;
EDUCAÇÃO FÍSICA
OBJETIVO:
-Brincadeiras educativas;
-Danças juninas;
-Jogos que estimulem a sociabilização e a integração entre os alunos;
CONTEÚDO
-Danças juninas;
-Jogos que estimulem a sociabilização e a integração entre os alunos;
CONTEÚDO
-Brincadeiras educativas;
-Danças juninas;
-Jogos que estimulem a sociabilização e a integração entre os alunos;
METODOLOGIA
Ensaio de dança;
Confecção de balão e bandeiras;
Cantar e dançar canções de festa junina;
Brincar de desfile;
Simular casamento caipira;
Socialização do tema e do conhecimento que cada aluno possui sobre ele;
Degustação de pratos típicos;
Confecção de decoração;
Desenho;
Recorte;
Colagem;
Pintura;
Cartazes;
Músicas;
Dramatizações;
Confecção de mural;
Leitura de Imagem;
Releitura.
Coordenadora
Pedagógica: Tânia Regina Lauxen
Professores
responsáveis pelo projeto: Mariluz Rios
Fabiano Marques
Educacional:
Lilian
Rosa Carrapateira
Escola Municipal Marcondes Fernandes
Pereira
Criação: Decreto Nº 5140/2007
Autorização:
Deliberação CME/MS Nº 015 DE 08/12/2009
Endereço:
Av. Belmiro de Albuquerque, 2040 – Residencial Ponta Porã II
Ponta Porã – Mato Grosso do Sul - CEP:
79900-000 – (67) 3431-3302
Projeto Saúde Bucal
EJA Fases1 ª A , B e
2ª A: NOTURNO.
Introdução
Este conceito de informação resgata a dimensão
da educação em saúde, porém, mais do que repassar informações e induzir
determinados comportamentos, visando um aumento de informação da parte dos
educadores, para a população através dos alunos, tornando multiplicadores, através
de palestra, capacitando-os para atuarem como atores diretos na vida social. A
pedagogia libertadora possibilita uma prática educativa mais participativa e onde
a realidade das relações na comunidade e trazer informação para cada um. Onde o
educando recebe passivamente os conhecimentos, e repassa as informações coletivamente,
as propostas educativas em saúde têm sido calçadas na transmissão de conhecimento,
para os alunos, transformando num cidadão bem informado.
Tem
sido o desenvolvimento de um programa com parceria entre a escola e profissionais e colegas de professores,
as estratégias mais amplas de trazer mais conhecimento para o aluno, sendo
assim a Profª Marta sugeriu este projeto de Saúde Bucal. Foi utilizada a
Metodologia da Avaliação rápida proposta pela Doutora Francielle e para
Desenvolvimento do Projeto escolar.
Objetivo
O
conceito de informação e a tendência pedagógica adotada
A base
do trabalho da Parceria da Dentista Franciely da professora Marta Lucia a
participação das professoras; Fátima, Selzett, Mariluz e do professor Fabiano,
Diretora Rita, coordenadora Tânia passar informação para os alunos do EJA, no
turno, para que possam melhorar seus conhecimentos sobre saúde Bucal, educação
e cidadania, e depois compartilhar o saber com as famílias que os acompanham.
Ainda que o resultado deste esforço se limitasse. As informações básicas sobre
estes temas informar e beneficiar os alunos e demais pessoas. A equipe de educadores
buscou aprofundar-se no conhecimento sobre o tema, com apoio da profissional da
área, Doutora; para uma análise mais apurada. A professora Marta Lucia junto
com seus colegas de professores do EJA com a parceria da Dentista Franciely, e
seu Auxiliar Alex Branco. O tema a ser
utilizado
na palestra a Saúde Bucal os professores utilizaram uma metodologia baseada na
educação popular, trabalhando teoria e prática, um novo método de aprendizado
na Educação do EJA.
Conclusões
Concluiu-se que a tendência pedagógica adotada pela
instituição está em sintonia com o princípio do saber na pratica trazendo
informações para os demais. Porém, existe a necessidade de se aprofundarem as
questões pedagógicas, especialmente durante a formação dos alunos. A informação
da saúde bucal para todas as pessoas dentro da Instituição escolar. A idéia é
trazer integração aos demais conteúdos e
ações já existentes.
À
conclusão de que a formação focada. A
capacitação tende ultrapassar as dimensões e alcançar o alvo que são os alunos.
Considera-se
que a metodologia avaliativa utilizada é um processo pedagógico
participativo
que desenvolveu capacidades de reflexão e ação da equipe dos
professores. Um movimento que pessoas avaliam as próprias ações e
transformando sempre para o melhor ensino.
Fizeram parte desta equipe, 01 professora diretamente com
a profissional, 05 professores, 01 Diretora, 01coordenadora, 01 Doutora 01
auxiliar, para realização deste projeto.
Material disponível: Data show, maquina fotográfica, espaço
físico escolar, materiais didáticos, kits de escova e creme dental. Este projeto empreendeu-se em resgatar ação e
discussão, buscando melhorar o conhecimento neste âmbito da higiene bucal. A
Drª Franciely realizou o primeiro passo de vários momentos que virão para assim
estar ampliando e reforçando cada vez mais a importância deste fator em nossas vidas.
Neste momento foi aberto para perguntas do publico alvo para com isso sanar as
duvidas que foram surgindo durante os relatos e explicações que a Drª foi
repassando no decorrer de sua palestra. Foram feitas perguntas pelos alunos,
com direito de resposta. As professoras Marta Lucia, Fátima, Selzett, Marluz e
o professor Fabiano irão presentear os alunos com kit de higiene bucal.
Fonte e método utilizado através da análise documental
direto da profissional palestrante.
Diretora: Rita Conrado
Coordenadora
Pedagógica: Tânia Regina Lauxen
Professores
responsáveis pelo projeto:
Mariluz Rios
Fabiano Marques
Professora
responsável pelos recursos utilizados na Sala de Tecnologia
Educacional:
Lilian Rosa Carrapateira
PONTA
PORÃ, 07/03/2013
PROJETO
TEMA: DENGUE
INÍCIO: 25.03.2013 TERMINO:
25.04.2013
JUSTIFICATIVA:
Tendo em vista a epidemia de dengue
que assola o nosso Município e a nossa região, a necessidade de esclarecimento
da população como um todo, torna-se de alta relevância a execução desse
projeto.
OBJETIVO
GERAL:
Trabalhar junto à comunidade
escolar, visando conscientiza-lá quanto a importância de prevenir a dengue,
pois esta é uma doença grave e que vem causando muitas mortes. Visto que tal
projeto é destinado a EJA levamos em conta a importância do mesmo visto que são
pessoas adultas e com certeza estarão colocando em prática em suas próprias residencias
bem como em seus ambientes de trabalho.
OBJETIVO ESPECIFICO:
_ Identidicar e reconhecer o mosquito
transmissor da dengue;
_ Conhecer as diversas formas de
contágio, prevenção e tratamento;
_ Reconhecer a importância dos hábitos
de higiene como forma de manter a saúde e prevenir a proliferação do mesmo;
_Entender
que a dengue interfere no aproveitamento escolar, pois afasta o aluno
da escola;
_Conhecer
a origem do mosquito Aedes Aegipty e
como o mesmo infecta .
METODOLOGIA:
Todas as atividades desenvolvidas
estarão focadas para tentarmos eliminar todos os focos dos mosquitos para que
não torne-se uma epidemia mais séria.Estaremos pesquisando na Inernet;
realizando leitura de textos informativos ; desenhando para que realmente
consigamos fixar em nossas mentes o formato do mosquito para assim que seja
visto exista o reconhecimento do mesmo; produzindo textos; frases; ilustrações,
cartazes e murais; conscientizando e estimulando cuidados e habitos de higiene para
melhor transmitirmos todos esses cohnecimentos a toda população que nos rodeia.
PALESTRA:
Profissionais do CCZ (Centro de
Controle de Zoonoze) estiveram na escola durante o periodo da Aula da EJA
apresentando slides e explicações sobre tudo o que envolve a DENGUE. Durante a
palestra os funcionários do Centro de Zoonose responderam as perguntas que no
decorrer da explanação foram surgindo por tanto foi de suma importância todas
as questões e indagações que surgiram. Desta forma as duvidas foram sanadas. Como
a platéia era composta somente por adultos as perguntas foram de suma valia até
mesmo para serem colocadas em prática em seus lares.
AVALIAÇÃO:
Chegamos a conclusão que este
projeto foi de grande valia para o publico alvo, visto que são pessoas muito
carentes e que necesitam de muita ajuda
e explicação em todos os ambitos. Percebemos que conforme os técnicos do CCZ
(Centro de Controle de Zoonozes)
explicando tudo o que diz
respeito a DENGUE, existiam pessoas que faziam perguntas que jamais pensavamos
que não fossem conhecedores de tais explicações. Portanto avaliamos que este
projeto teve uma importância fantastica para cada um deles.
Diretora:
Rita Conrado
Coordenadora
Pedagógica: Tânia Regina Lauxen
Professores
responsáveis pelo projeto:
Selzett Ramires
Mariluz Rios
Fatima Ruiz
Marta Lucia Morales
Fabiano Marques
Professora
responsável pelos recursos utilizados na Sala de Tecnologia
Educacional:
Lilian Rosa Carrapateira
PROJETO: PRESENÇA DOS AFRICANOS NA FORMAÇÃO DO BRASIL
SECRETARIA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
PARA JOVENS E ADULTOS – EJA
ESCOLA PÓLO
MUNICIPAL MARCONDES FERNANDES PEREIRA
1.1 TEMA: PRESENÇA DOS AFRICANOS NA FORMAÇÃO DO BRASIL
1.2
Executor: Educação para Jovens e Adultos-EJA
1.3 Município: Ponta Porã – MS
1.4 Período de execução: 01/08 á 30/09/2013
1.5 Abrangência: EJA
1.6 Direção: Rita Conrado
1.7 Coordenação: Tânia Regina Lauxen
1.8 Professores de 1ª e 2ª Fases-EJA das áreas de Arte-Mariluz
Rios; Educação Física-Fabiano Marques; Sala de Tecnologia Educacional-Lilian Carrapateira;
Professores Regentes Selzett Ramires, Fátima Ruiz e Marta Lucia Morales
2. Apresentação
A
cultura e a história africana influenciaram profundamente a religião, os costumes
e a culinária brasileira.
Com o tráfico de
escravos negros, pessoas cujos países de origem estão localizadas no Continente
Africano, o povo brasileiro ao longo dos anos foi se modificando, antes o Brasil que era só dos índios e depois também dos colonizadores europeus
passou a ser também dos negros e a mistura desses povos sua história, com
suas religiões, seus costumes, sua culinária , resultou no que somos hoje .
A influência
dos povos africanos na cultura brasileira é extremamente abrangente, vai desde
o que comemos e o que vestimos até a fé que professamos. Estes povos
influenciaram na economia brasileira e na historia. Trazidos para o Brasil para
serem escravos aos brancos foram introduzindo seus costumes, adaptando e criando
novas receitas, seu modo de viver e transformado a cara do Brasil e este
projeto esta apresentando com intuito de conhecer e reconhecer a importância do
povo africano no nosso cotidiano, na nossa historia.
3. Justificativa
A justificativa da importância da criação e desenvolvimento deste projeto se da primeiro da necessidade de mostrar
a forte influência dos povos africanos na história, religião,
alimentação, economia, música, dança, etnia, costumes, cultura, etc. e
consumar a aplicabilidade da Lei 10.639/03, a qual determina que seja
ensinado nas escolas brasileiras a História da África e a Cultura Afro -
brasileira.
4. Objetivo Geral
Este projeto tem por
objetivo geral atender as 1ª e 2ª Fases do EJA que determina que seja ensinada
nas escolas brasileiras a História da África e a Cultura Afro-Brasileira e
principalmente conhecer e reconhecer a importância dos povos africanos na
história do Brasil e a influência destes povos na história, cultura, religião,
culinária e costumes brasileiros.
5. Objetivo
Específico
Os objetivos
específicos deste projeto são:
Ø Conhecer um
pouco da história da África.
ØReconhecer
a importância dos povos africanos na cultura, religião, história, geografia, culinária
e costumes brasileiros.
Ø Conhecer
pratos típicos da culinária africana, vestimentas, música e dança.
Ø Identificar
e analisar a Arte Africana.
Ø Difundir a paz
e tolerância entre os povos.
Ø Promover a
importância de uma convivência pacifica.
6. Metodologia
O projeto será desenvolvido nas 1ª e 2ª Fase do EJA do turno noturno,
cada turma desenvolverá um tipo de atividade em sala de aula no decorrer do mês
de agosto e setembro e ao término dessas atividades será realizada uma
apresentação e exposição das mesmas.
Como foi desenvolvido:
Ø Apresentação
com slaid sobre a cultura Afro-Brasileira.
Ø Pesquisa na
web sobre a cultura africana.
Ø Localização
da África no mapa.
Ø Apresentação
com slaid sobre a gastronomia.
Ø Foram trabalhados
em sala de aula a receita da feijoada.
Ø A feijoada
foi preparada pelos próprios alunos.
Arte: O grafismo africano
§ Trabalho
prático, papelamento com grafismo
africano.
§ Desenhos
africanos.
§ Vestimentas
(cores, formas, texturas).
Educação Física:
Dança e música
§ História da
capoeira
§ Música
africana
§ Apresentação
de capoeira
Apresentação
cultural
Ø Decoração
Ø Dança
Ø Música
Ø Feijoada
Após a apresentação
foi feita a degustação da feijoada.
7. Cronograma
Este projeto terá sua culminância no
dia 05 do mês de setembro de 2013 no pátio da instituição, no período noturno e
contará com apoio de todos os alunos, professores, funcionários, todo o grupo
gestor.
8. Recursos
Utilizaram
a Sala de Tecnologia Educacional para pesquisas; data show; aparelho de som;
maquina digital.
9. Avaliação
A avaliação
acontecerá de forma diagnóstica e contínua, levando em consideração os avanços
individuais dentro da coletividade e a participação no desenvolvimento das
atividades propostas.
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